terça-feira, 30 de outubro de 2012

O Verdadeiro Milagre


Certo dia Jesus estava ensinado uma grande multidão, havia cerca de 5.000 homens ouvindo Jesus, mais mulheres e crianças. Todos estavam muito atentos e interessados a ouvir Jesus e sendo curados por Ele. A certa altura, o céu começou a escurecer, estava a ficar de noite e a aproximar-se a hora do jantar, mas parecia que ninguém queria sair daquele lugar. Então os discípulos de Jesus começaram a ficar preocupados, aquelas pessoas precisavam comer... Aproximaram-se de Jesus e disseram:

- Senhor, já é tarde e este lugar é deserto. Diz a estas pessoas que se vão embora para que comprem alguma coisa para comer.
Jesus lhes disse:

- Dêem-lhes vocês mesmo de comer.

- Mas Mestre, não temos dinheiro para comprar comida para todas estas pessoas! O que faremos? - reponderam os discípulos.

Então um dos discípulos de Jesus, chamado André disse:

- Está aqui um menino que tem cinco pães e dois peixinhos. Mas como é que isto pode alimentar tanta gente?

- Tragam cá esse lanche e digam a todos que se sentem. - disse Jesus.

Todos se sentaram obedecendo a Jesus.

Jesus tomou o lanche daquele menino, cinco pães e dois peixes, agradeceu a Deus por aqueles alimentos e de seguida começou a parti-los e a distribui-los pela multidão que ali estava. Todos comeram, ninguém ficou com fome. Quando todos estavam saciados, Jesus mandou os seus discípulos recolherem os pedaços de pão e peixe que sobraram. Os discípulos obedeceram e ainda encheram doze cestos cheios de pedaços de pão e peixes que sobraram.

Essa historinha, todos, com certeza, já estão cansados de ouvir, mas, vamos pensar de uma maneira bem lógica, para que possamos entender bem como tão MAGNÍFICO “milagre” ocorreu, de modo que fez sobrar 12 cestas de pães e peixes no deserto.

Vamos supor que um dia, você vá por livre e espontânea vontade á um deserto. No mínimo que uma pessoa normal e sensata faz é levar MUITA ÁGUA e COMIDA, para que não passem necessidade no meio do deserto, uma vez que não é um lugar muito confortável para ouvir uma palestra.

Ok, o conto nos diz, que Jesus estava dando a palavra e já era quase noite quando as pessoas começaram a sentir fome, mas, podemos observar na leitura dos evangelhos, que NINGUÉM pediu comida, mas sim os APÓSTOLOS ficaram preocupados com isso. Uma possibilidade de sabermos que povo NÃO ESTAVA PASSANDO FOME, porque já tinham levado comida para si, o povo não era louco de ir à um deserto sem água e nem comida, sabiam que as palestras de Jesus chamavam muita gente e era demorado, além do mais, Jesus era pobre e todos sabiam de tal coisa, mais uma prova de que ninguém iria sem mantimentos ao deserto.

Podemos observar que no evangelho de João diz que UM RAPAZ forneceu cinco pães e dois peixinhos aos discípulos, que depois repassaram para Jesus para que ele pudesse “fazer o milagre”.

MT-14:19 E, tendo mandado que a multidão se assentasse sobre a erva, tomou os cinco pães e os dois peixes, e, erguendo os olhos ao céu, os abençoou, e, partindo os pães, deu-os aos discípulos, e os discípulos à multidão.

Podemos observar no versículo acima, que Jesus “abençoa” antes da suposta multiplicação, ou seja, Jesus orou antes que todos pudessem comer. Ora, sabemos que Jesus era bom com as palavras, será que ele simplesmente não teria orado para que o povo pudesse dividir seus alimentos com os que quase não tinham nada? Bom, é uma suposição lógica, mas, pensem bem no lugar onde estavam e no tanto de pessoas que ali havia, Cinco mil pessoas. Será que surgiriam pães e peixes, assim, do nada? Nesse caso, se tivessem surgidos peixes e pães no meio do DESERTO, não estaria claramente explícito na bíblia para expressar a magnificência de Jesus?

Pondo em meios mais simples, podemos saber que Jesus estava ali para fazer milagres e que o povo estava maravilhado com ele, um simples pedido de Jesus para o povo, seria imediatamente atendido, uma vez que Jesus havia ganhado o respeito naquele local.

Observe novamente o versículo destacado.
Veja que Jesus deu os mesmos pães aos discípulos e estes, deram á multidão, ou seja, em lugar nenhum se diz que Jesus os multiplicou com suas próprias mãos, mas diz que ele distribuiu os pães que ele havia repartido, ou seja, 5 pães e dois peixinhos.

Bom, podemos ver que depois de comerem, todos se saciaram e Jesus ordenou que os apóstolos colhessem as sobras dos alimentos, e estas, encheram 12 cestos.

Em nenhum lugar da bíblia, diz que o povo não tinha nada para comer, mas diz, somente que estava tarde e o local era deserto e não tinham onde COMPRAR os alimentos (para comprar o povo precisava de dinheiro, se tinham dinheiro, no mínimo tinham comprado algo antes de irem, uma vez que as cidades do oriente médio sempre foram ricas em comércios).

Podemos ver esse “milagre” mais como uma lição aos apóstolos, que como um “milagre”, propriamente dito, pois eram só eles, os apóstolos, que estavam preocupados com a alimentação do povo. Seria uma mensagem para eles não se preocuparem, pois o povo estava prevenido e não havia necessidade de ele mandar todos irem comprar seus alimentos.

Esse fenômeno ficou conhecido como milagre, provavelmente, para que Jesus pudesse ser conhecido como um mito por onde passava, como propaganda, para que as pessoas pudessem confiar mais em Jesus e mais pessoas pudessem segui-lo. Era necessário um certo exagero nas ações de Jesus para que ele pudesse ganhar mais e mais seguidores por onde passava, visto que este era o real objetivo de Jesus e de seus apóstolos e discípulos.

Não podemos negar a importância deste acontecimento para o mundo cristão, mas chegar tanto tempo a pensar que pães e peixes surgiram “do nada”, é simplesmente ilógico. Pensar de uma maneira lógica, não quer dizer que tiremos a importância de Jesus, mas sim que possamos admira-lo cada vez mais pela sua sabedoria no uso de suas palavras.
Não tenho o nome do real autor deste texto, se você souber com certeza poste no comentário que faço o crédito.

A Última Tentação de Cristo

Você conhece esta Senhora ?


Dia 28 de outubro as 06:hs da manhã em Nova Iguaçu, dia do segundo turno das eleições para prefeito.
Fico pensando em como esta senhora, que provavelmente tem idade para ser minha avó, chegou aí.Será que ela fez escolhas erradas na vida?Será que não teve opção de escolhas?
Será que não valorizou a família?Será que não foi valorizada?Tem filhos? Netos? Alguém?
E você ? E eu? E o mundo?O que é um mundo melhor ? Melhor pra quem?
Não quero um Brasil que dá esmolas, bolsa família, cotas pra esse ou aquele grupo, quero um país que acerte o ponto e pronto.
Como disse o poeta Vitor Hugo, "Ser bom é fácil, o difícil é ser justo".
Independente dos motivos que levaram esta possível mãe, avó, esposa...................... para o "canto da rua", precisamos de políticas de reintegração, que recoloquem, que possibilitem voltar a fazer parte.
Se você, filho, neto ou seja lá qual for o laço que tenha com esta senhora a reconhecer, esta foto foi tirada no centro de Nova Iguaçu, onde sai a Sheila Gama e entra o Nelson Bornier.

Márcio Marcelo.

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Salvem os Cachorros e Sumam com os Cracudos


Por estes dias o Brasil e o mundo ficou chocado com as imagens de um jovem espancando cães em uma pet shop. No "Fantástico" da mesma semana apareceram cachorrinhos doentes e deram ênfase a relação quase que familiar entre animais racionais e irracionais.
Tem sido divulgado pela mídia também a questão dos "desagradáveis" usuários de CRACK,
homens e mulheres que vivem como nem animais deveriam viver. Internação compulsória para adultos, retirem os "cracudos" de nossas vistas !!!
Não consigo deixar de observar que ao contrário de outras drogas, "o crack une os miseráveis", quando se fala de usuário de cocaína se fala no singular, usuários de maconha, muitas vezes tem uma relação introspectiva com a droga, mesmo que as vezes o uso se faça em uma "roda de baforada", cada um tem seu "quinhão guardado para uma hora de necessidade". Se você procurar tem até vídeo no "youtube ensinando como plantar "sua própria maconha"(nunca ouvi falar em maconholândia ou cocaínolândia rsrsr).
No caso do crack, raramente você ouve falar de um usuário, quando se menciona essa desgraça o termo usado é CRACOLÂNDIA, o nome até soa como uma coisa legal, parece até Disneilândia, além do mais, até lembram figurantes do famoso "TRILLER" do Michael Jakson.
É um paradoxo a sociedade que se choca ao ver um um cachorro apanhando (nada contra o melhor amigo do homem), se acostumou a ver o homem ser tratado como um "cachorro".
Polícia que bate no cidadão é normal, cracudos varridos como sujeira, deixando limpa a cidade pra "COPA DO MUNDO", é legal, só não maltratem os animais.

Márcio Marcelo.

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

O Nascimento do Diabo - por Júlia Signer


Este texto abordará a idéia de como surgiu a idéia de diabo na religião cristã.


Para tal, iniciaremos observando as crenças da religião que deu início ao cristianismo,

o judaísmo; como também as crenças de outras religiões maiores, como o

islamismo, ou menores, como as tradições pagãs, que alimentaram os cristãos com

idéias demoníacas. Traçaremos a trajetória desse imaginário até os dias de hoje. A

abordagem do texto terá caráter psicológico, focando como as crenças adotadas

levaram a ação externa executada.

Na tradição hebraica primitiva, havia a percepção de Deus como sendo onipotente

e onipresente, não havia dúvida que ele reinava sobre todas as coisas. A ele

cabia tudo o que acontecia aos seres humanos, ninguém lhe era superior. “Quem

entre os deuses é como tu, Senhor? Quem como tu, magnífico na santidade, terrível

nas proezas, autor de prodígios?” (Ex 15,11). A idéia de Deus alimentada por esses

hebreus era uma força que abarcava o bem e o mal.

Nessa percepção, a idéia de o ser humano ser uma imagem de Deus o coloca

em uma posição integral. Ele próprio, ser humano, é capaz de sentir coisas boas e

ruins, em si mesmo contém luz e sombra. Assim, o ser humano é igual a todos os

outros seres humanos e o responsável por tudo é Deus.

Na tradição hebraica, existiam

rouch raha, espíritos malignos enviados por Deus

como punição. Os eventos negativos na vida humana eram vistos como castigos divinos,

assim como os eventos benignos, as bênçãos. Tanto anjos como demônios eram

seres incorpóreos criados por Deus que apenas executavam-lhe a vontade. Eram vistos

como manifestações divinas, a bondade ou a ira de Deus, um desdobramento do próprio

Deus, não havia autonomia dessas formas, elas serviam a Deus.

A imagem de Satã no Antigo Testamento, pós-exílio, é a daquele que intercepta

o caminho, ou daquele que acusa, ou daquele que tenta o ser humano

para violar as ordens de Deus. O demônio, em si, não é mal, ele se aproxima

mais dos

rouch raha.

Sua presença mais enigmática pode ser vista em Jó, quando desafia Deus a testar

Jó. Aqui, nitidamente está ocupando o mesmo ambiente de Deus e conversam

entre si. Mais, Deus apóia o teste e o executa. Não existe uma distância entre a

vontade de Deus e a vontade do diabo, parecem “compadres”.

Não se pode afirmar que no Antigo Testamento existam dois reinos, o divino e o

diabólico, tudo faz parte da criação de Deus. “Todos os deuses das nações são um

nada, mas o Senhor fez os céus” (Sl 95,5). Mesmo existindo outros reinos, Deus é

soberano a tudo e tudo criou.




80

Durante e após o cativeiro da Babilônia, os judeus entram em contato com os

persas. A doutrina de Zoroastro baseava-se em permanente conflito dos princípios

gêmeos do Bem e do Mal. Interminável briga dos

spenta, que representam virtudes.

E os

dâevas, deuses tradicionais da religião iraniana, as forças demoníacas.

Os persas trazem aos judeus a idéia de duas forças co-existentes, o bem e o mal.

Essa percepção antes não havia, tudo era Deus. Agora não, a um núcleo bom, destinado

ao Senhor, e um núcleo malévolo, destinado a Satã. Na passagem citada do

Sl 95, já é apontado quem será Satã: os deuses de outros povos. Isso foi concebido

da seguinte forma: como há de haver um bom e um mau, nós somos os bons. E eles,

que nos são inimigos, sãos os maus, simples lógica humana.

Dessa forma, criou-se o paganismo, aquilo que não é cristão. Nesse momento

histórico já nasceu o cristianismo, e não me preocuparei mais com os judeus, que

até hoje têm a idéia de um Deus onipotente e onipresente, que pela cabala respeitam

a índole boa ou má humana e acreditam que tudo é fruto divino.

Chegando ao cristianismo, com ele foi criado o paganismo, ou seja: aquilo que

não é cristão. Havia de ter os representantes do mal, então foi eleito um dos principais

deuses de tradições mágicas, o Deus Cornudo. Essa imagem de um diabo com

chifres enrolados e pé de bode até hoje é presente, e não é ninguém menos que Pã,

o Deus das alegrias e da fertilidade. Outros deuses também assumiram o papel de

demônio, como Ishtar, a deusa lunar cultuada na Mesopotâmia, que se transformou

em Astoroth, um demônio. Ou Belzebu, o deus filisteu de Ekron Baal-Zeboub, assimilado

como príncipe dos demônios. Asmodeu, divindade persa da tempestade,

que apresenta, na lenda talmúdica de Salomão, o papel de rei dos demônios e, sem

apresentar caráter maligno, converte-se em demônio da lascívia.

O chefe-mor dos demônios, porque nesse momento já há toda uma hierarquia

e dois reinos muito bem divididos, o do céu, pertencente a Deus, e o da terra, pertencente

ao demo. Seu líder é Lúcifer, o ser de luz, ironicamente. Há muitas lendas

de Lúcifer. A mais popular diz que era um anjo, o mais belo de todos. Por causa

de seu orgulho descomunal, desejou colocar seu trono acima do trono de Deus, a

quem provocou a ira. Deus, então, enviou Lúcifer ao inferno, que seria a terra, para

reinar lá.

A idéia da existência desses seres malévolos independentes se torna assentada

pelo testamento dos doze patriarcas (109-106 a.C.), no qual aparece a personificação

da figura do demônio: Belial, chefe dos anjos caídos, coloca-se como adversário

e rival de Deus e disputa a soberania com os humanos, incitando os seres

humanos à inveja, ao ciúme, à cólera, ao assassinato e, principalmente, à idolatria,

ou seja: à adoração de deuses estrangeiros: “Tu escolherás as trevas ou à luz, a lei

do Senhor ou as obras de Belial?” (Testamento de Levi 19:1).

Há a incorporação de todos os deuses das outras tradições, como inferiores

ao Deus Supremo e muitas vezes como demônios. A palavra

daimôn aparece em

Platão e sua escola para designar seres enviados por Deus para trazer bênçãos ou

desgraças. A palavra em si não é negativa, mas assumiu esse caráter com o tempo.

Por volta do século II, há a tradução para o grego de livros sagrados sobre demônios

e divindades pagãs e animais fantásticos, com isso a noção de inferno e céu

vira algo concreto. 

Não importa como, sempre há a necessidade do equilíbrio, e o comportamento

humano será um produto de como o ser humano percebe e localiza as forças do

bem e do mal.


Bibliografia


NOGUEIRA, Carlos Roberto.

O diabo no imaginário cristão. Bauru: Edusc, 2002.
SANFORD, John A. Mal: o lado sombrio da realidade. São Paulo: Paulus, 1988.

sábado, 20 de outubro de 2012

Leandro Hassum - Religiões.

Que Haja Luz.

Sair da ignorância para o conhecimento,
se assemelha a quando estamos em uma profunda escuridão
e repentinamente nos deparamos
com a luz do sol.

Ela machuca e incomoda no início,
mas logo em seguida
nos possibilita enxergar
o quão bela
e não  apenas
sofrida,
é a vida.

Márcio Marcelo.

Nem Pecadinho, Nem Pecadão ???

Desde que comecei a me enamorar pelos Evangelhos, sempre ouvi dos "crentes" mais experientes e de "pastores", que todos os PECADOS são iguais para Deus.

O meio evangélico (protestante) está cheio de "lendas", seguidas da famosa afirmação:
            ........................................................TÁ NA BÍBLIA !!!

O problema é que poucos são os FIÉIS que se dão ao trabalho de "ler" a Bíblia que possuem, habituados a apenas  deixá-la aberta no Salmo 91 ou 23 como se fosse "mandinga", prática da velha religião,
submetendo as "Escrituras" ao velho passeio "estante-suvaco-banco da igreja-suvaco-estante", assemelhando assim o "Bom Livro" a um cãozinho que se leva para passear de vez em quando.

Em Mateus 5:21-28, o Mestre iguala o ato de cometer adultério com o de ter luxúria em seu coração, e cometer assassinato com ter ira em seu coração, ou seja, O Cristo ensina que não só   o executar, mas também o pensar já é pecado. Ele não afirma que PECADOS SÃO IGUAIS.

OS PECADOS SÃO DIFERENTES SIM !!!

Em Mateus 12:31,  Jesus diz que o pecado contra o Espirito Santo não tem perdão.
Em Provérbios 6:16, Salomão afirma que seis coisas aborrecem a Deus, mas que a sétima Ele abomina.
Em João 19:11, Jesus diz a Pilátos: Aquele que me entregou a tí tem maior pecado. 
  

Caro leitor, se a sua opção religiosa é ser evangélico, você tem que no mínimo conhecer os evangelhos, não se deixe levar pelo que te dizem,
 essa conversa de que
 PRA DEUS NÃO TEM PECADINHO NEM PECADÃO
 é coisa de quem tem preguiça de ler e prefere ficar a merce do que os outros afirmam ser a verdade.
Em Mateus 22:29, Jesus diz: Errais, não conhecendo as Escrituras, 
nem o poder de Deus.


Márcio Marcelo. 
   

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Leandro Karnal




                                         

Tempos Modernos


                                          Progresso é o mesmo que evolução ?

Casulo da Alma

Como a borboleta travando a luta para sair do casulo,
assim é a alma humana se preparando para a morte.

Para um novo nascimento.

Quem comete suicídio, faz com sua alma como quem tenta "ajudar","facilitar" a saída da borboleta de seu casulo,
 poupando-a do sagrado e precioso sofrimento que a fará crescer.

Ao liberar a alma de seu envólucro antes do tempo devido e necessário,
a expõe fraca, feia e  a condena
a jamais voar.

Márcio Marcelo.

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Sobre o Pecado

Um monge e seu discípulo,
ambos com voto de castidade, vinham por uma estrada quando, ao se aproximar de um rio, avistaram uma jovem muito bonita que exalava sensualidade.......

não querendo molhar seu belo vestido, a jovem pediu ao mais novo que a carregasse no colo, o jovem monge em um ataque de fúria, se sentindo ofendido,  recusou veementemente a tal ato. Percebendo o quanto a bela moça ficara triste, o mestre ofereceu ajuda para a travessia, o que fizera com muita alegria por poder ajudar.

Pelo caminho, com muita ira, indignado com a atitude de seu mestre,
o jovem monge questionou:
Como pode carregar aquela mulher sedutora em teus braços ? ?????
O sábio, espantado, perguntou:
Ué , você ainda a está carregando,
eu, a deixei na margem do rio.

Um conto oriental,
contado a minha maneira,

Márcio Marcelo.

Sakyamuni

"Numa viagem, um homem deve andar com um companheiro que tenha a mente igual ou superior a sua; é melhor viajar sozinho do que em companhia de um tolo."
Sakyamuni

Nietzsche

Quanto mais nos elevamos, menores parecemos aos olhos daqueles que não sabem voar.
Friedrich Nietzsche

Quando Minha Avó Morreu.

Mnha avó morreu esta manhã,
 ao receber a notícia fiquei parado, 
 pensando na grande oportunidade,
 que todos nós um dia vamos ter  de constatar sobre tudo o que se diz e tudo o que foi escrito sobre o além vida.............
Esse é o único jeito de ter certeza sobre qual das teorias é real.........

.....é, tem que morrer pra crer rs.

Márcio Marcelo.

Neste Momento

O termo japonês "NIJI"
significa "Neste momento" e conceitualmente Este é o momento mais importante,
nele colhemos os frutos daquilo que plantamos (lembra da lei da semeadura?) 
também criamos as condições,ou seja, determinamos como será nosso futuro.

Portanto,crie "NESTE MOMENTO"

 as condições para ser feliz.
 

Márcio Marcelo.
 

Conhece-te a tí mesmo

Prefiro mil vezes ser apontado como alguém que muda de idéia a ser visto como alguém que não pensa
e se "penso, logo existo".
Nesse complexo exercício de existir me vem a frase que foi uma alavanca para Sócrates
 "conhece-te a tí mesmo"
Nessa longa jornada do auto-cohecimento, me provoco e me incomodo,pois parto do princípio
de "quem não se incomoda se acomoda"
e como as "pedras cantadas por Raul",
nunca saem do lugar.

Márcio Marcelo.

Não ensinaram a vigiar

O fundador do Quénia disse:

Quando os brancos chegaram,

Nós tinhamos a terra e eles a bíblia.
Então, deram-nos a bíblia e disseram:
Fechem os olhos e orem.
Quando abrimos nossos olhos,
Nós tinhamos a bíblia
E eles
A terra !

Processo corrupto

Lindo o processo eleitoral no Brasil,
aquele tumulto na rua, coisa e tal.......... algumas considerações.

Exemplo de democracia,onde pra começar, votar é obrigatório.

Domingo de eleição foi feio e vergonhoso ver gente "muito esperta" vendendo o voto por R$50,00 imaginando estar se dando bem e nem se importando em saber que o cara que compra o voto deles é o mesmo que se for
eleito vai desviar..



verba pública,fazer negociátas e afins. O que importa pra estes "eleitores" é o momento, nem se dão conta de como é feio, do péssimo exemplo que dão aos filhos.
Ah ! ainda tem a famosa "boca de urna" que também é críme.
Domingo de eleição tinha "pastores evangélicos com suas ovelhas" cometendo este "pecadinho" eleitoral, dispostos a serem presos em nome (não de Cristo) da promessa não da volta de "Jesus", mas de ganhar uma graninha ou manter aberta "alguma bocada"........ Eu ví,soube, me espantei e pensei em como são imediatistas aqueles que dizem se preocupar com "vida eterna" e como não tem nenhuma moral os que pregam moralidade (nos e pros outros).

Márcio Marcelo.