domingo, 9 de dezembro de 2012

Os 10 Mandamentos - Plágio ?


As 42 confissões negativas eram confissões feitas a 42 deuses que guardavam os portais que antecediam a sala do julgamento de Osíris. Diante de cada deus ele devia afirmar que não cometera um determinado pecado. Elas estão no livro dos mortos egípcio e um de seus escritos mais antigos estão nas pirâmides de Guizé, que datam de aproximadamente 5 mil anos antes de Cristo. São palavras que certamente percorrem a terra por mais de 7 mil anos.
A egiptóloga Tamara L. Síuda afirmou que: “Quase todos os 10 mandamentos ou o que neles é proibido aparece no livro dos mortos.”

Analisei as semelhanças entre Os 10 Mandamentos e As 42 Confissões Negativas.
A surpresa foi perceber como eles se preocupavam com a vida eterna e com o árduo caminho até ela. 

Retiradas do livro dos mortos egípcio, as confissões são tudo o que um egípcio não deve fazer para encontrar a vida eterna, conceito tão antigo quanto as primeiras pirâmides. Os egípcios não acreditavam na reencarnação, depois de mortos, eles desejavam viver a eternidade em companhia de seus deuses.

O livro dos mortos é o livro de regras mais antigo que se tem na história, mas antigo que a toráh, livro sagrado dos judeus. Era no livro dos mortos que se baseava a vida e como proceder em sua casa e em sua sociedade.

“...O Egito era a pátria de Moisés, é fácil ver como o Livro dos Mortos e a cultura egípcia influenciaram a bíblia...”  (Carole R. Fontaine, PhD, Professora de teologia bíblica e história da Andover Newton Theologial School).


As palavras não são minhas. Todo o pensamento foi retirado do documentário da History sobre o Livro dos Mortos Egípcio.

A forma de fé hoje existente tem em sua base milênios de história passada em pergaminhos e com outros deuses sendo regentes.

Colocarei as 42 Confissões Negativas integralmente neste texto, mas antes disto, os 10 mandamentos e suas “correspondentes” confissões negativas serão expostas. Nada colocarei de opinião quanto as comparações, prefiro que cada um tenha sua própria opinião. 
  
Livro dos Mortos do Antigo Egito
Extratos do Papiro da Real Mãe Nezemt
As Confissões Negativas - Capitulo 25, prancha 5

1. Eu não cometi pecados
2. Eu não assaltei
3. Eu não roubei
Êxodo 20:15 Não deves furtar
4. Eu não agi com violência
5. Eu não matei seres humanos
Êxodo 20:13 Não deves assassinar
6. Eu não roubei oferendasÊxodo 20:15 Não deves furtar
7. Eu não causei destruição
8. Eu não pilhei a propriedade divina do templo
9. Eu não cometi falsidade
10. Eu não sequestrei grãos
11. Eu não amaldiçoei Êxodo 20:16
12. Eu não transgredi
13. Eu não abati o rebanho divino do templo
14. Eu não fiz o mal
15. Eu não saqueei a terra cultivada Êxodo 20:17
16. Eu não agi com luxuria
17. Eu não amaldiçoei ninguém
18. Eu não fiquei irado sem causa justa
19. Eu não dormi com o marido de nenhuma mulher Êxodo 20:14
20. Eu não polui a mim mesmo
21. Eu não aterrorizei nenhum homem
22. Eu não pilhei Êxodo 20:15
23. Eu não agi com raiva
24. Eu não me fiz de surdo ao ouvir palavras de justiça e verdade
25. Eu não aticei brigas Êxodo 20:16
26. Eu não fiz ninguém chorar
27. Eu não forniquei Êxodo 20:14
28. Eu não destruí meu coração
29. Eu não amaldiçoei ninguém Êxodo 20:16
30. Eu não exagerei
31. Eu não realizei julgamentos precipitados Êxodo 20:16
32. Eu não cortei a pele e pelos de animais divinos
33. Eu não elevei minha voz em conversas
34. Eu não cometi pecados e não procedi mal
35. Eu não amaldiçoei a realeza
36. Eu não desperdicei agua
37. Eu não agi com arrogância
38. Eu não amaldiçoei divindades Êxodo 20:7
39. Eu não agi com falso orgulho
40. Eu não agi com desdém
41. Eu não aumentei minhas riquezas exceto por meio de meus próprios recursos Êxodo 20:15
42. Eu não desprezei o principio de minha cidade


19 comentários:

  1. Nada ha ver... não vi nenhuma evidência concreta em relação aos 10 mandamentos. Moisés nunca escreveu um livro baseado apenas em 10 mandamentos. Foi mais do que isso! Os Dez mandamentos, não são de Moisés, e sim escritos pelo próprio D-us. É a única referência bíblia que não foi inspirada por D-us a escreverem. Mas sim escrita pelos dedos do Eterno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vomitei aqui lendo seu comentário, "Instrutor"....

      Excluir
    2. O QUE MAIS ME ENCHE NESSES CRENTES É O BITOLAMENTO E A CEGUEIRA FANÁTICA TOTAIS.

      Excluir
    3. E eu nao vejo nenhuma evidencia que Moises tenha escrito alguma coisa, quiça existido.

      Excluir
    4. "Para aqueles que acreditam, nenhuma prova é necessária, para os que não creem, nenhuma prova é possível."
      Stuart Chase

      Se você estudar Immanuel Kant, " a fundamentação da metafísica dos costumes" verá que alguns princípios morais são absolutos. "Não devo fazer ao outro o que não quero que façam comigo"... Isso mostra que alguns princípios morais vão OBVIAMENTE se repetir a qualquer povo, mesmo que sem conhecimento de outro. Isso é natural, e não uma prova de cópia.

      Excluir
    5. Hahahaha cada porcaria que nos vemos na Internet, a lei é egípcia, incrível é que os egípcios não praticavam isso, eles eram contrário a isso a lei. Pode ser mais antigo que a Torah, mais não doque outros papiros que foram escrito a Torah.

      Excluir
  2. Faça 1 período de História e você vai mudar de ideia.
    Escrita por Deus kkkk essa é muito boa.
    Leia um livro chamado "A Bíblia tinha razão", seus conceitos vão mudar.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Só lembrando que o primeiro a escrever a Bíblia foi moisés, e quem era moisés? Hebreu, porem criado por Egípcios e como se fosse um príncipe, e como tal, teve que aprender a cultura, religião, astrologia, enfim, para ele escrever os dez mandamentos e diversas outras leis bizarras, não foi tão dificiu né, já que o cara havia se tornado um mestre intelectual, mas como ele sabia que gente é cabeça dura, ficaria mais seguro para ele, e até memso para que o povo obdecesse as regrinhas, que estas fosse atribuidas como sendo dadas por um ser divino, intleigente este moises e esperto, por q se ele não tivesse feito isso, teria sido era morto pelo o proprio povo dele rs. Ah e nunca fiz história, é só querer conhecer a verdade que voce encontra ohh religioso de iacaaaaa.

    ResponderExcluir
  4. Sem contar que, isso de escrever é muito relativo, a historiografia aponta para a possibilidade de o Pentateuco ter sido escrito em um tempo muito posterior aos "fatos" relatados, sendo assim, transmitido oralmente, até que tenha sido realmente escrito, não por um, mas, por vários escritores.

    ResponderExcluir
  5. meu caro,de fato há semelhanças.. Mas veja,uma nação precisa de uma ética e é notável que essa ética ,proposta no Livro dos Mortos, tem semelhanças com os Dez Mandamentos. Veja,se você crê em algo ou defende uma opinião e outra pessoa também acredita,de forma semelhante a você,você dirá que ela está fazendo plágio? Valores como não adulterar ou não roubar são necessários e qualquer ser humano sensato,consegue perceber isso e outra coisa,no Egito,também havia pessoas sensatas e de bom coração,apesar de não creem no Deus de Israel. Logo,os mandamentos não são cópias e sim uma semelhança entre frases que trazem respeito e ética à nossas vidas.De fato há semelhança,mas na minha opinião,não é um plágio. Mas cada um pensa de uma forma,o importante é não faltarmos com respeito uns aos outros. Fique na Paz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom mas o problema aí é que Moisés nasceu e foi criado no Egito será que é só coincidência?

      Excluir
  6. Que bom que, ainda hoje, este post, largado por aqui, onde quase não tenho tempo de estar "presente", ainda desperte qualquer tipo de reação.

    ResponderExcluir
  7. Os deuses solares do Egíto, Pérsia, índia Grécia etc também a eles alguns afirmam existir um paralelo entre o cristianismo... ISSO é fato???

    ResponderExcluir
  8. Os deuses solares do Egíto, Pérsia, índia Grécia etc também a eles alguns afirmam existir um paralelo entre o cristianismo... ISSO é fato???

    ResponderExcluir
  9. Até onde sabemos Deus criou os egípcios. É certo que tenha dado a eles leis morais equivalentes através de um médium/sacerdote em algum tempo da história. Se Moisés absorveu este conhecimento e aplicou para tentar controlar um povo ignorante não vejo problema. Mas é certo que nem os egípcios, os hebreus ou nós cumprimos esses mandamentos à risca. Fiquem em paz

    ResponderExcluir
  10. É muito provável que os 10 mandamento da bíblia tenham sido plagiados do livro dos Mortos, assim como Gênesis foi plágio da epopéia de Gilgamesh. O seu post é maravilhoso!

    ResponderExcluir
  11. caramba! moises foi um genio! Adaptou as leis Egípcias para os judeus e disse que veio de "Deus" o cara é fera!

    ResponderExcluir
  12. KKKKKK isso é algum tipo de piada,mano vcs nem fundamentos nas acusações tem uma hora vcs acusam Moisés de copiar os egípcios,sumérios e os caramba 4 e fica acusando kkkkkkkkk vcs nem tem fundamento e eu vi um vídeo de um ateu falar que Moisés era um farsa e não era príncipe do Egito vcs são uma piada decidam se logo na acusação

    ResponderExcluir